Relacionamentos amigáveis e românticos têm muito em comum, então às vezes é fácil confundir um com o outro. Onde está a fronteira entre amizade e amor? Vale a pena permanecer os melhores amigos ou dar um passo em direção a algo mais? Como descobrir o que realmente sentimos? Respostas da psicóloga Teresa Didonato.
Eles dizem que o segredo do casamento perfeito é que marido e mulher devem ser principalmente melhores amigos. Isso faz sentido: os psicólogos da família confirmaram repetidamente que, se os parceiros se percebem como amigos, seu relacionamento dura muito mais tempo.
Mas e se os sentimentos que experimentamos por um homem amado forem exclusivamente platônicos? Que se vemos nele o melhor amigo, um apoio confiável, mas essas experiências não têm nada a
ver com sentimentos românticos e atração sexual? Existem vários fatores que frequentemente associamos às relações românticas, embora sejam importantes na amizade.
General de amizade e amor
1. Atração. A atração por outro pode não ser necessariamente sexy ou romântica. Melhores amigos tendem a se atrair. E as pessoas que são amigas há muitos anos podem experimentar os mesmos sentimentos que os amantes.
2. Proximidade. Quando abrimos para alguém, compartilhamos nossos sonhos, pensamentos, objetivos e planos, então essa pessoa naturalmente se torna muito mais próxima do resto. Bem, se obtivermos a mesma franqueza em resposta, há uma forte conexão baseada em confiança e compreensão. E isso é possível entre amigos e entre amantes.
3. Respeito. Relacionamentos românticos saudáveis são construídos sobre o respeito mútuo, o mesmo pode ser dito sobre a amizade. Mas não se pode argumentar que, se você admira um ente querido, sente algo por ele além de sentimentos amigáveis. Amigos que podem ser admirados e se alegrar com seus sucessos só o tornarão melhor, inspirando novas conquistas, e sua resposta não dará suas mãos, mesmo nas situações mais difíceis.
4. Apoiar. Terminar o apoio mútuo é a principal tarefa nos relacionamentos amigáveis e românticos. Ajuda a florescer, desenvolver, mudar e suportar para suportar tudo o que acontece conosco.
5. Prazer. Aproveite um ao outro e divirta -se juntos, ria das mesmas piadas e espere por uma nova reunião – isso ainda não significa que você tenha um romance. Mas este é um sinal definitivo de que você é muito, muito bom amigo.